Espaço cultural do Grande ABC celebra três anos com a arte do grafite

O aniversário de três anos do espaço cultural Downtown localizado em Santo André, não poderia ser de outra maneira, a não ser com o envolvimento artístico em sua sede. A celebração foi marcada pela campanha de fomento a arte “Volta ao Mundo Conectando Pessoas no Downtown”, que convidou artistas a concorrerem a oportunidade de grafitar dois containers do estabelecimento. O trabalho artístico será iniciado no domingo, 25 de agosto.

O grande vencedor foi o guarulhense Denis Pinho, contemplado a assinar seu nome nos containers e o prêmio de R$5.000,00. Além disso, o Downtown premiou entidade assistencial, indicado pelo artista com o valor de R$ 2.500,00. Neste caso, quem ganhou foi o Projeto Casa da Teca, no Riacho Grande.

“A Casa da Teca foi a instituição que escolhi pelas necessidades dos atendidos que estão em situação de miséria. São mais de 60 famílias. Eu venho acompanhando recentemente o trabalho deles e foi um privilégio poder contribuir”, diz o vencedor da campanha.

O vídeo ganhador teve mais de mil comentários e isso demonstra a importância cultural da arte. “Foi emocionante todo processo do concurso. Fiquei emocionado desde o começo, porque é nessa hora que vemos a proporção que nosso trabalho tem”, comenta Denis.

De acordo com o paulista, algumas pessoas que conhecem seu trabalho o indicaram ao projeto do Downtown. “A inciativa é muito legal. Primeiramente me chamou a atenção o cunho social de ajudar uma instituição. É um sonho antigo meu de usar a arte como ferramenta de transformação para o mundo. Além disso, o fomento a arte e a cultura que é muito importante. Foi uma realização para mim”, declara.

A campanha

A competição organizada pelo espaço cultural, teve curadoria coordenada por Maristela Nicoletti. Mais de 100 artistas enviaram sua apresentação e oito deles foram pré-selecionados. Para definir o vencedor, os candidatos tiveram seus vídeos votados pelo público através de comentários no Facebook.

O Dowtown é um espaço que visa unir cultura, arte, música, beleza e gastronomia em um só local. Por isso a campanha de fomento a arte é tão importante para todos que frequentam o espaço. “A arte é alimento para alma e resgata a história de uma sociedade. É muito importante empresários e instituições investirem em projetos que contribuem para a sociedade”, evidencia o grafiteiro.

A proposta de grafite do artista para os containers é utilizar personalidades que de alguma forma conectam pessoas e ideias. “No trabalho terão pessoas que tem reconhecimento mundial, seja por um trabalho humanitário ou movimentos sociais. Vai ser um apanhado de personalidades que significam e representam muito às pessoas dentro da ideia de conexão humana”, explica o artista.

A entidade contemplada com a doação

O projeto Casa da Teca foi fundado em 12 de Outubro 2005 e, nasceu com o sentimento de transformação social. “Nosso trabalho objetiva minimizar o impacto dos efeitos da pobreza nas famílias em situação de vulnerabilidade social, incentivando a busca pelo conhecimento, fomentando a cultura, o esporte e o lazer, focando nas crianças, nos jovens e suas mães”, conta Neusa Santos, coordenadora e fundadora do Projeto Casa da Teca.

O grafiteiro Denis Pinho

O artista de 34 anos nascido na cidade de Guarulhos, desde os seis anos reside em São Bernardo do Campo e não fugiu da realidade de viver em um polo industrial, onde seguiu os passos dos homens da família e trabalhou em uma multinacional de metalurgia. Porém a arte sempre fez seus olhos brilharem.

“Foi algo espontâneo desde criança. Como eu sempre digo faz parte da infância. Eu lembro de muito pequeno estar na rua riscando o asfalto com pedaço de tijolo. Conforme fui gostando e as pessoas ao redor incentivando, foi me dando gosto de continuar”, afirma grafiteiro.

Os desafios sempre fizeram parte da vida do paulista que sempre buscava se superar. “Enxergar e admirar a arte de outras pessoas me animava muito, porque sabia da qualidade. E eu queria reproduzir para saber da realidade e capacidade do artista”, declara.

Com a chegada da vida adulta e a dificuldade de viver da arte naquela época, Denis foi bater cartão e trabalhou em uma empresa metalúrgica. “Eu me frustrei com arte por um tempo e fiquei afastado. Mas sempre com o sonho e objetivo de um dia viver da arte. Então estudei para me aprimorar e voltar ao mundo da arte pronto”, relata o guarulhense.

Atualmente o grafiteiro atende demandas e encomendas de seus clientes e não só projetos autorais. Mas foi por meio da arte que ele pôde enxergar a oportunidade de trabalhar com o que sempre gostou. “A possibilidade de manifestar nas ruas e que essa manifestação artística chegasse a qualquer um foi o que sempre me vislumbrou. A arte pode melhorar o dia de alguém”, conclui.

 

Texto: Gabriela Freitas

Fotos: Divulgação

One thought on “Espaço cultural do Grande ABC celebra três anos com a arte do grafite”

  1. Muito feliz por ter participado deste importante concurso de valorização dos artistas e reconhecimento dos trabalhos voluntários que ajudam tantas famílias.

    Parabéns a Downtown!! Importante iniciativa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *